top of page
Buscar

Rumo ao Hexa!

  • olhosdesvendadosrj
  • 18 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura


E mais uma Copa do Mundo de Futebol masculino chegou! Nossas esperanças se renovam em conquistar mais um título e nos firmar como melhores do mundo neste esporte. Mas você sabia que o Brasil também é penta campeão no futebol para cegos?

Sim, cegos jogam futebol No site da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) nos conta que desde a década de 50, em instituições como Benjamin Constant, RJ e Padre Chico, SP; cegos jogavam futebol com latas ou garrafas e mais tarde com bolas envoltas em sacos plásticos.


O primeiro mundial foi disputado no Brasil em 1998 e, adivinha? O Brasil venceu! E fica ainda melhor, sabe quem? A Argentina! Desde então o Brasil conquistou mais quatro títulos, Espanha (200), Inglaterra (2010), Japão (2014) e Espanha (2018).


A participação do Futebol de Cegos nos jogos Paraolímpicos também é motivo de muito orgulho, em sua primeira participação (e também quando foi incluído como modalidade) em Atenas 2004.

Já na primeira participação levamos o ouro olímpico vencendo sabe quem? A Argentina! Nos pêlnatis por 3x2. A partir então os jogares brasileiros ficaram com os pescoços pesados nas seguintes Paraolimpíadas: Pequin 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020, ou seja TODAS AS PARTICIPAÇÕES.


Gostou? Mas ainda não entendeu como se joga. Então vou resumir a informação do Comitê Paraolímpico Brasileiro.


O mais importante! Silencio! Os torcedores somente fazem barulho na hora do gol para que os jogares possam ouvir a bola e a movimentação e orientação em campo.

A bola - Tem guizo, faz barulho, o que orienta os jogares.

O time - Formado por cinco jogares, quatro de linha, vendados, e o goleiro com visão total.

Regras - – São dois tempos de 15 minutos com intervalo de 10 minutos. Para orientar a equipe além do goleiro, também tem um chamador e o técnico. O uso de venda é obrigatório e se tocar é considerado falta.


Agora você gostou e entendeu? Então vamos torce pelos nossos atletas no próximo Mundial na Inglaterra em Agosto de 2023 e nas próximas Paraolimpíadas, Paris 2024.



Referências:





Comentários


bottom of page