top of page
Buscar

O QUE É TECNOLOGIA ASSISTIVA (A) E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA INCLUSÃO ESCOLAR?

  • olhosdesvendadosrj
  • 18 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

Olá, tudo bem?


O termo Tecnologia Assistiva (TA) ainda pode ser desconhecido por muitos, porém existem milhares de pessoas que fazem o uso de suas funcionalidades e recursos por todo o mundo. Essa nomenclatura é nova em nosso país, mas surgiu em 1988 nos Estados Unidos (EUA), como Assistive techonology, como um grande elemento jurídico dentro da legislação Norte Americana que regulamenta os direitos das pessoas com deficiência daquele país.

No Brasil através da PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propôs o seguinte conceito para Tecnologia Assistiva.

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Este conceito firmou-se em 2015, com a publicação da lei de nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida com o Estatuto da Pessoa com Deficiência.


Mas o que é Tecnologia Assistiva?


É todo o arsenal de produtos e serviços que auxiliam e/ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência e por consequência proporciona autonomia e inclusão. Também pode ser definida como estratégias, práticas e produtos com a finalidade de minimizar as dificuldades encontradas pelos indivíduos com deficiência, mobilidade reduzida e incapacidades além de ser vistam como uma área do conhecimento multidisciplinar, segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT).


Podem ser divididas pelas categorias:

· Auxílio a vida diária e vida prática

· CAA - Comunicação alternativa ou aumentativa

· Recursos de acessibilidade ao computador

· Sistemas de controle ao ambiente

· Projetos arquitetônicos para a acessibilidade

Exemplos:


*Andadores, bengalas, cadeiras de rodas motorizadas ou não;

* Softwares, leitores de telas, lupas eletrônicas, lupas de bolso, sintetizadores de voz;

* Hardwares: teclados com letras ampliadas, teclado estilo comeia, ponteiras.


De fato, hoje em dia existe um mercado amplo com as mais diversas opções para atender à todos. Mas também concordamos que não são produtos baratos em sua maioria e a primeira vista pode parecer algo muito distante da realidade das escolas no Brasil.

Mas segundo o decreto de nº 6.571/08, estabelece que a Secretaria de Educação Especial, fica responsável no oferecimento de tal maquinário dentre outros recursos.

Contudo cabe dizer que existem outras formas de tecnologias assistivas dentro da própria sala de aula, onde a maioria dos professores confeccionam, e nem se dão conta que são tais tecnologias e que estas não são tão fora da realidade.


Exemplo:

Quando o professor não possui um material específico para a realização de uma atividade e precisa adaptar outros matérias para a realização de tal tarefa. Essa adaptação feita por ele nada mais nada menos que é uma tecnologia assistiva.

Ele adaptou o material para sua realidade e para o aluno com deficiência não é diferente.

Todo professor em nosso país precisa ser criativo e tem consciência disso. E quando ouve esse termo ainda desconhecido para muitos, acredita que é algo distante e custoso. Não estamos dizendo que seja algo fácil, mas se for trazer para o cotidiano isso acontece quase que todos os dias. Só é visto como complicado para aqueles que ainda desconhecem tal conceito.


As TAs são importantes na inclusão escolar porque trazem mais autonomia ao aluno diante os desafios do dia-a-dia, tanto os matérias didáticos, considerados de baixo custo, quanto os materiais de alto custo, são de grande valia para uma inclusão plena.


E aí? Agora que você já sabe o que são tecnologias Assistivas já parou para pensar se você faz uso de alguma delas e nem se deu conta?


Siga-nos nas nossas redes sociais

Facebook e Intagran

@olhosdesvendados



Referências


Comments


bottom of page