top of page
Buscar

Como escolher uma escola "realmente" inclusiva

  • olhosdesvendadosrj
  • 2 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

E quando apenas piscamos, chegou 2023!


Quando se inicia um ano, vêm também as mais diversas tarefas de sempre. Pagamento de IPTU, IPVA, material escolar, renovação de matrícula na escola ou a escolha de uma nova instituição de ensino.

A escolha da instituição de ensino é uma questão extremamente importante na vida de qualquer pessoa, afinal o conhecimento é primordial na vida pessoal e social de todo ser humano. E isso se torna mais importante na vida de um(a) aluno(a) com deficiência.

E pensando nisso, o Blog Olhos Desvendados, veio dar algumas dicas. Questões que precisam ser analisadas antes de efetuar a matricula de uma criança/adolescente em uma escola.


1º Passo: Metodologia

Procure saber quais são as estratégias de ensino adotadas por esta escola. Quais são os estilos de ensino usados, os valores e a missão desta instituição.

Pode até parecer estranho dizer isso, mas essa questão é primordial para o sucesso no final do ano letivo.

E por que digo isso?

Temos diversos tipos de inteligência, podemos e aprendemos de diversas maneiras. Existem pessoas que aprendem melhor de forma auditiva, outras visual, outras tátil e dos mais diversos modos. Não existe um jeito certo ou errado, o que há, é o entendimento mais adequado para cada ser. E assim, para o aluno(a) com deficiência é mais latente.

Um exemplo:

Se o aluno for deficiente visual e for estudar onde a maior parte das aulas é dada apenas no quadro, com a metodologia do “copiar a matéria do quadro para o caderno”, imagina a quantidade de conteúdo perdido no decorrer do tempo?

Então é importante uma pesquisa prévia sobre a reputação da escola ante a opinião de outras pessoas é claro, porém, a metodologia é algo a ser averiguado.

Já vi casos onde alunos eram vistos “previamente” como pessoas que tinham dificuldade de aprendizado, quando na verdade só não se adaptaram a estratégia de ensino usada na escola.

OBS: O que é bom para José pode não ser bom para João. E vice versa.

2º Passo: Será que esta instituição é realmente inclusiva?


Precisamos frisar que segundo a lei de nº 7853/89, art. 8º qualquer escola, seja ela pública ou privada, tem o dever de efetuar a matricula do(a) aluno(a) com deficiência. E se torna crime se esta for negada.

Por este motivo não é porque o (a) aluno(a) foi matriculado(a) que este ambiente é considerado inclusivo.

Infelizmente ainda temos muitos exemplos de alunos (as) que estão matriculados, presentes em sala, mas não estão incluídos. Estão em salas de aula, muitas vezes separados em um cantinho, apenas para que a lei seja cumprida. Enfatizamos que quando isso acontece o termo a ser usado é o de INTEGRAÇÃO e não uma INCLUSÃO.

Por isso, a acessibilidade do ambiente também deve ser vista. Se existem rampas de acesso, pisos táteis, banheiros adaptados e entre outros. A observação dos espaços é importante, porque muitos destes seres têm a escola com o único ambiente social fora a sua própria família. Este precisa ter acesso aos diversas áreas da escola para se sentir pertencente ao meio.

Questione se existem outros(as) alunos(as) com deficiência matriculados na instituição. Pergunte aos responsáveis se já ocorreu algum problema e como este foi resolvido. Indague sobre pontos positivos também. Perceba se existem funcionários com deficiência.

Se há uma sala de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE. Muito importante para um desenvolvimento pleno do discente. Este atendimento deve ser realizado por um professor especializado em horário oposto ao da sala de aula.

3º Passo: Material didático

Terceiro e não menos importante, o material didático. Ele precisa ser adaptado a cada especificidade do aluno(a), cabe a escola em seu atendimento multidisciplinar verificar e perceber junto ao(a) aluno(a) a melhor opção. Lembramos que, quem deve se sentir bem com o material e seu formato é o(a) aluno(a) e não apenas os profissionais.

Sabemos que a resposta positiva para todos estes pontos seria para um mundo ideal, mas vale ressaltar que são pontos que podem fazer grande diferença na vida escolar/social desses ser humaninhos.

Nos siga nas redes sociais


Facebook e Unstagran

@olhosdesvendados


Youtube

https://youtu.be/bjaxD4AbgLU




Comentários


bottom of page