top of page
Buscar

Como a pessoa com deficiência era vista na Grécia Antiga?

  • olhosdesvendadosrj
  • 7 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

Na Grécia Antiga, principalmente em Esparta, onde o militarismo era sua marca, a visão de um corpo "perfeito” era venerada. Acreditavam que um corpo que fugia dos padrões poderia dificultar a sobrevivência e a prevalência do povo, já que também eram agricultores.

Por isso as pessoas com deficiência eram eliminadas.


Em Esparta as crianças nascidas com algum tipo de deficiência eram mortas, pois, apenas os fortes sobreviviam para atuar no exército de Leônidas.


Platão em seu livro "A República", livro IV, 460, c, enfatizava que os filhos dos superiores que eram acometidos por algum tipo de deficiência foram enviados para um "refúgio distante, lugar este que era habitado por pessoas consideradas inferiores com o objetivo de escondê-los da sociedade. (Gugel:007, p. 63).


Já em "A Política", livro VII, capitulo XIV, 1335 b, Aristóteles declarava de forma clara que a criação de uma lei era necessária. Visto que os excessos de nascimentos precisavam ser evitados e o abandono de recém-nascidos era proibido, o aborto era indicado, a fim de evitar o nascimento de crianças disformes. (Gugel: 2007, p. 63).


Forte não é? Devemos lembrar que estamos falando de uma sociedade antiga mas também vale muito a pena o questionamento:


Será que muita coisa mudou? Será que a sociedade evoluiu com o passar do tempo?


Acho que vale a reflexão.



Referência:

http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php


 
 
 

Comentários


bottom of page