Autoestima, e a pessoa com deficiência
- olhosdesvendadosrj
- 12 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

A forma que nos sentimos sobre nós mesmos é algo de grande importância e interfere em todos os campos de nossa vida, na escola, no trabalho, com nossos amigos e parceiros. A autoestima pode ser compreendida como a autoconfiança e autorrespeito e reflete a nossa capacidade de lidar com as dificuldades da vida. De forma resumida autoestima é que o eu penso e sinto sobre mim, como me vejo.
Nem sempre conseguimos manter uma autoestima adequada imune ao julgamento alheio, principalmente em uma sociedade preconceituosa e quando sentimos que não fazemos parte daquele ambiente. E pode ser observado também que a rejeição é um fator importante para a construção de uma autoestoma baixa, bem como se há aceitação, validação contribui para uma autoestima mais elevada.
Nós, mulheres, estamos ainda mais inclinadas a uma autoestima baixa, e nós mulheres com deficiência nem se fala. Os padrões de beleza impostos pela sociedade e também às exigências que a sociedade nos impõe faz com que não nos sintamos incluídos e inseridos. Podem surgir questionamentos capacitistas tais como:
Para que a cega quer batom e maquiagem?
E ela entende se a roupa combina?
E gosta de acessórios? Brincos, pulseiras?
Como você sabe o que é shampoo e condicionador? (dá para saber pela densidade do líquido, tipo.).
Nós como toda mulher gostamos de nos arrumar, de comprar roupas novas e da moda, maquiagem, perfume, etc. Igualzinho a tantas outras pessoas.
E por favor! Não solte NUNCA a frase
“Até que a ceguinha é bonita”👩🏻🦯
“A surda quer ir para balada? Mas ela nem vai ouvir a música, o que vai fazer lá?” 👀🤷♀️
Ou “A gordinha é bonita de rosto”
Precisamos observar o nosso lado bom, as nossas qualidades e muitas das vezes mudar a forma que nos vemos para que a nossa autoestima se fortaleça. Não disse que isso é fácil! Deve ser exercitado todos os dias!
Siga-nos nas nossas redes sociais
@Olhosdesvendados
Facebook e Instagran
Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCnFj7rn7z-OYSkDVRsquw3Q
Siga também
@janeladapattyinclusiva
Referência:
AUTOESTIMA: Como aprender a gostar de si mesmo
Autor: Nathaniel Branden - Editora: Saraiva Ano: 1996
Ilustração - @janeladapattyinclusiva
Comentários